quarta-feira, 13 de maio de 2009

Turismo laça concurso para construção de hotéis

O INSTITUTO Nacional do Turismo acaba de lançar concurso público visando o apuramento de empresas que irão construir 20 unidades hoteleiras no país.

Maputo, Segunda-Feira, 11 de Maio de 2009:: Notícias

O programa enquadra-se nos esforços visando a criação de locais de acomodação em locais onde estes ainda não existem e numa primeira fase serão abrangidos os distritos de Mueda, Nangade, Mecúfi, Angoche, Murrupula, Moatize, Songo (Chitima), Mocuba, Milange, Gorongosa, Marromeu, Chibabava (Muxúguè), Sussundenga, Báruè, Funhalouro, Mabote, Inharrime, Manjacaze (Nwadjahane, Chókwè (Chilembene) e Magude.

Nota: Em Março quando estive em Maputo, num belo domingo de manhã, fomos apanhar um bocadinho de sol e o Chico mostrou-me um anúncio, num jornal local, não me lembro qual, e perguntou-me se eu sabia o que era. Tratava-se de um anúncio de duas páginas inteiras falando sobre um projecto de construção de hotéis, uma cadeia nacional de hotéis…criada pelo Estado!

O conceito parece o mesmo do anúncio…não sei é se criar hotéis basta. E as estradas? As infra-estruturas básicas como água canalizada, energia eléctrica? Isto para não falar em equipamentos turísticos…

Desenvolvimento sustentável com base no turismo implica ter condições para acolher e fazer com que voltem uma segunda vez. O governo que crie as condições básicas que os privados tratam do resto!

Sem comentários:

Enviar um comentário