quarta-feira, 20 de maio de 2009

LAM lança compra de bilhetes via Internet

O lançamento deste serviço coincide com a celebração do 29/o aniversário da criação da LAM, que hoje se assinala.
A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) lançou hoje, em Maputo o serviço de reserva, compra e emissão de bilhetes via Internet, no âmbito do projecto Vendas Directas por Internet (VDI), criado por esta companhia nacional.

O lançamento deste serviço coincide com a celebração do 29/o aniversário da criação da LAM, que hoje se assinala.
De acordo com o director comercial da LAM, Adérito Macaba, o objectivo da criação deste serviço é garantir maior facilitação aos seis clientes, que a partir de onde estiverem poderão fazer reservas, assim como comprar passagens aéreas desde que tenham acesso a Internet.
O serviço de reserva, compra e emissão de bilhetes via Internet permite reduzir em cerca de quatro dólares norte-americanos , equivalente a 105.6,00 Meticais, o custo de emissão de cada bilhete. Isto significa que no fim de cada exercício financeiro se poupam milhões de dolares.
Para Macaba, este serviço vai contribuir para reduzir o congestionamento nas lojas de atendimento da LAM, bem como o risco de fraude por facilitar o apuramento rápido das receitas, entre outras vantagens.
“Este serviço tem vários benefícios para o cliente e para a empresa. Primeiro facilita aos utentes na combra dos bilhetes, depois não existe o risco de perda do bilhete, ajuda a ter menores gastos de consumíveis na emissão dos bilhetes”,explicou.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração (PCA) da LAM, José Viegas, disse que a introdução dos serviços de reserva, venda e emissão de bilhete via Internet significa uma revolução na maneira de vender, permitindo maior flexibilidade dos preços.
Para Viegas, o projecto VDI é um instrumento poderoso de vendas para poder ocupar convenientemente os lugares nos aviões.
“O lançamento do novo serviço significa uma revolução na nossa maneira de vender, porque neste momento o cidadão senta-se em frente a um funcionário para ser atendido, muitas vezes sente-se incomodado porque o atendimento não é eficiente. Com ste serviço cria-se um atendimento invisível, em que o cliente sentado em casa ou noutro lugar faz a sua reserva e compra de bilhete”, explicou.
Esta medida enquadra-se no âmbito dos esforços visando a eficiência na prestação dos serviços, sobretudo numa altura em que as perspectivas apontam para um crescimento de passageiros transportados em 14 por cento ao nível do mercado doméstico e 12 por cento ao nivel do mercado regional.
Ainda no contexto de garantir a eficiência, bem como competitividade no mercado nacional e regional, a LAM está a investir 100 milhões de dólares norte-americanos na aquisição de uma nova frota de aeronaves.
Em Dezembro do ano passado, a companhia nacional adquiriu duas aeronaves Q400 da Bombadier. Em Agosto próximo, espera-se a chegada de mais duas aeronaves turbo-jactos.
O processo de renovação da frota vai culminar entre 2010 e 2011 com a chegada de outras duas aeronaves.
Segundo Viegas, a LAM está paralelamente a investir na formação de pilotos para sucederem os que estão a atingir a idade de reforma.
Neste momento, 10 jovens provenientes do Ministério da Defesa Nacional estão a ser formados em pilotagem na Etiópia e outros 12 vão iniciar a sua formação na Escola Nacional de Aeronáutica.

O PAIS - 14 de Maio

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