quinta-feira, 14 de maio de 2009

Reassentamento no Parque Nacional de Limpopo : Gaza busca experiência em Govuro

As autoridades do Parque Nacional de Limpopo, província de Gaza, nomeadamente administrador do parque, líderes comunitários das zonas abrangidas pela infra-estrutura, bem como administradores dos distritos de Mabalane, Massingir e Chicualacuala, para além de responsáveis de algumas áreas vitais nos governos distritais, trabalharam recentemente na província de Inhambane, onde se inteiraram das estratégias adoptadas pelas autoridades administrativas locais, no reassentamento das populações atingidas pelas chuvas torrenciais de Dezembro de 2007 no distrito de Govuro.
Maputo, Quinta-Feira, 14 de Maio de 2009:: Notícias

A delegação manteve contactos com o Governo de Inhambane e deslocou-se ao centro de reassentamento de Mahave, onde está em construção uma vila para albergar pouco mais de seis mil famílias deslocadas de alguns bairros de Nova Mambone, sede do distrito de Govuro, que no período chuvoso perdiam bens, incluindo suas culturas, por causas das inundações.
Baldeu Chande, administrador do Parque Nacional de Limpopo, disse à nossa Reportagem que em Govuro há já experiência de mobilização da população para abandonar as zonas propensas as calamidades, construção de infra-estruturas sociais nos locais de reassentamento e de casas melhoradas, daí que a escolha desta província, pois, enquanto em Inhambane os problemas são inundações e cheias, ciclones e depressões tropicais, por seu lado, em Gaza há a questão do conflito Homem/fauna bravia, dai a necessidade de procurar aprender dos outros, como se faz a transferência da população de um ponto para outro, quais os incentivos e como envolver a própria população a participar nestas actividades.
O Parque Nacional de Limpopo tem pouco mais de mil e cem famílias que devem abandonar a zona para outros locais.
Duzentos e noventa milhões de meticais é o montante disponível para operacionalizar o projecto da organização da população que vive o conflito Homem/fauna bravia. As autoridades de Gaza querem dinamizar o processo, pois ainda são reportados todos os dias situações de ataque das comunidades locais por animais. O desenvolvimento do projecto do parque só terá sentido tal como se quer com a construção de melhores condições de vida da população, cujas zonas residenciais foram abrangidas pelo traçado do parque.
O Governo de Inhambane está a transformar o centro de reassentamento de Mahave, numa verdadeira vila onde estão sendo construídas unidades sanitárias, escolas, fontes de água, arruamentos, sede da localidade, casa do chefe da localidade, entre outras infra-estruturas, tais como moageiras e parque infantis. Mahave, que inicialmente era de tendas esticadas no período de emergência, está a construir casas melhoradas através de blocos queimados onde os construtores são os próprios beneficiários.

Sem comentários:

Enviar um comentário