quinta-feira, 14 de maio de 2009

NO CONCURSO MARAVILHAS DE ORIGEM PORTUGUESA NO MUNDO

Ilha de Moçambique no ranking dos 10 monumentos mais votados
A Ilha de Moçambique, na província nortenha de Nampula, figura na sexta posição no ranking dos 10 monumentos mais votados do mundo participantes no concurso Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
Aquela que foi a primeira capital de Moçambique durante a dominação colonial portuguesa sobre o país faz parte de um total de 27 monumentos do mundo participantes daquele concurso e o grande vencedor deverá ser conhecido a 10 de Junho de 2009, numa cerimónia pública marcada para Lisboa, capital de Portugal, comemorativa do dia nacional daquele país.
De África, a cidade mais votada é a Velha de Santiago, em Cabo Verde, que ficou no segundo lugar depois da Igreja de São Paulo, em Macau, no primeiro, e da Fortaleza de Mazagão, em Marrocos, que se posicionou em terceiro lugar naquele ranking.
A Igreja do Bom Jesus de Goa, Cidade de Baçaim e a Fortaleza de Diu, localizadas na Índia, ocuparam quarto, quinto e sétimo lugares, respectivamente, enquanto que a Fortaleza de Mascate, Oman, o Convento de São Francisco e Ordem Terceira e a Igreja de São Francisco de Assis, no Brasil, posicionaram-se na semana finda nos três últimos lugares no concurso Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, cujo encerramento irá ter lugar a 10 de Junho próximo.
Refira-se que participam 27 monumentos e os 10 monumentos acima indicados têm vindo a despertar mais a atenção dos cerca de 45 mil votantes de todo o mundo, segundo o comité organizador do concurso que realça que a Ásia e África destacam-se neste ranking, com a Índia a ter dois monumentos classificados, contra três do continente negro.
(F. Saveca) – CORREIO DA MANHÃ – 13.05.2009

Sem comentários:

Enviar um comentário