terça-feira, 12 de maio de 2009

Automotoras reforçam transporte de passageiros

Maputo, Terça-Feira, 12 de Maio de 2009:: Notícias

TRÊS novas automotoras com 173 lugares cada começam a operar na próxima segunda-feira no transporte ferroviário de passageiros, marcando o retorno de um serviço que fora suspenso há cerca de trinta anos.
Pertencente à empresa Portos e Caminhos de Moçambique (CFM), este equipamento vai explorar as rotas Maputo-Marracuene e Maputo-Matola-Gare durante os dias úteis da semana, para aos fins-de-semana fazer carrerias expresso para a vila fronteiriça de Ressano Garcia e para o município de Chókwè, na província de Gaza.
Dotadas de três compartimentos cada, as três automotoras foram oficialmente inauguradas ontem numa viagem entre a cidade de Maputo e a vila de Marracuene, da qual participaram, além do Ministro e Vice-Ministro dos Transportes e Comunicação, respectivamente Paulo Zucula e Ernesto Augusto, o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango, membros da administrações da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e vários convidados.
Segundo dados apurados pela nossa Reportagem, as três automotoras são propriedade dos CFM que investiram cerca de 1,7 milhão de euros de fundos próprios na sua aquisição, no quadro do programa de acções de responsabilidade social daquela empresa pública.
Ainda esta semana, de acordo com outros dados disponíveis, os CFM vão divulgar os horários de funcionamento e os preços das passagens, sabendo-se desde já que os passageiros vão pagar apenas 15 por cento do custo da passagem, ficando os restantes 85 por cento a cargo da empresa.
Muita alegria e até lágrimas de emoção marcaram ontem o momento da chegada da automotora à estacão de Marracuene, com dezenas de populares presentes para testemunharem a reentrada em funcionamento de um serviço que vai minimizar o sofrimento a que muitas pessoas se vêm submetendo, sobretudo estudantes e trabalhadores, nas suas viagens diárias de e para os respectivos locais de produção.
Para a viagem inaugural, a automotora partiu da estação central dos CFM cerca das 11:25 horas, tendo chegado a Marracuene às 12:15 horas.
Tanto o Ministro dos Transportes e Comunicações como o representante da empresa CFM sublinharam, nas suas intervenções de ocasião, a importância da participação e colaboração de todos utentes na conservação do equipamento, por forma a garantir que o mesmo sirva o máximo tempo possível aos que dele necessitam.
A administradora de Marracuene, Cristina Zibia, pediu o alargamento da cobertura com o transporte ferroviário até Bobole, por forma a socorrer também a população lá residente, principalmente estudantes que são obrigados a percorrer longas distâncias a pé para chegarem à única escola secundária que se localiza na vila-sede do distrito de Marracuene.

Sem comentários:

Enviar um comentário